Pular para o conteúdo principal

HIPERTEXTO


O Hipertexto pode ser comparado à uma teia de aranha. Para entendermos o que é um hipertexto, devemos procurar qual é a sua origem. Pelas leituras feitas percebi que hipertexto não é novo, as suas origens remontam aos anos cinquenta quando Vannevar Bush propôs uma máquina Memex, na qual poderia armazenar uma biblioteca de informação científica que poderia ser procurada, depois, de forma textual. Um conceito pode sugerir um outro e por aí adiante. O conceito de hipertexto tem claramente a ver com a ideia de associação.
   Se você vê um objeto, você pode associar este objeto por associação a outras ideias armazenadas no cérebro. Portanto, o hipertexto funciona por analogia ou por associação de idéias como o pensamento humano.
   Interessante saber no estudo sobre o hipertexto que no papel, o gênero de texto que mais se aparenta com o hipertexto seriam o dicionário e a enciclopédia, ou até a bíblia sagrada, porque são obras que disponham de um sistema elaborado de referência. Logo, em vez de ler o texto, de forma sequencial e linear, o leitor avança por saltos, passando de uma entrada a outra, de acordo com as pistas oferecidas e seguindo o encadeamento das suas idéias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

África - Espaço e Arte

Desde que iniciamos o curso muitas conhecimentos novos aprendemos e  só conseguimos com muita persistência, não sabia muito bem sobre os recursos do Cmap Tools e foi necessário explorá-lo durante muitas horas para ter uma boa base. No meu computador não tinha esta ferramenta e por isto baixei, instalei e gostei. Esta ferramenta auxilia na elaboração de mapas conceituais, facilitando a representação do conhecimento. Penso que fomos felizes no nosso mapa conceitual, pois o nosso trabalho é em grupo - Antônio, Ionara e Maristela e cada um tem um trabalho específico a ser realizado, é o que o mapa vai estar mostrando, por isso penso ser importante publicar aqui para a apreciação dos colegas do curso e todos os internautas que fizerem a visita neste blog. Se não formos coerentes às nossas idéias pelo menos tentamos, não desistimos e não desistiremos jamais, se não teremos que mudar de profissão, é como disse Albert Einsten: "A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu

MAPA CONCEITUAL -AFRICANIDADES

PROPOSTA DE AULA