Pular para o conteúdo principal

Blogs e Wikis



Após a leitura das páginas vejo por exemplo que os Blogs podem ser utilizados pelos alunos para publicarem páginas pessoais, como os tradicionais diários. Podem publicarem produções ou trabalhos feitos em cada disciplina, já os Wikis eles podem desenvolver Projetos de Aprendizagem, como já fiz este trabalho com os alunos do 5º ano da EMEF Erich Blosfeld, no endereço:
(http://erichblosfeld.pbworks.com)em 2004, vi que foi muito gratificante, porque os alunos ficam muito envolvidos no processo de aprendizagem, cabe ressaltar que, este trabalho é desenvolvido em equipe e há um relacionamento fraterno e construtivo de conhecimento, porque os alunos ficam envolvidos durante o processo? porque os temas surgem a partir da curiosidade dos alunos e não dos professores, eles buscam respostas para as suas dúvidas. Nos blogs eles registram as dificuldades que enfrentam ao desenvolver os Projetos, mas tanto os Blogs como os Wikis permitem a interatividade, passando a ter este valor social que o texto cita, outras pessoas visitam, até os próprios pais e professores para fazerem intervenções e percebem o que os alunos aprendem. Podem até debater com visitantes e os visitantes podem fazer comentários sobre estes Projetos de Aprendizagem, enfim todos aprendem.
Enfim, é dada mais ênfase na Aprendizagem e não no ensino, os alunos podem errar e corrigir conforme as intervenções e neste processo vão construindo o conhecimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

África - Espaço e Arte

Desde que iniciamos o curso muitas conhecimentos novos aprendemos e  só conseguimos com muita persistência, não sabia muito bem sobre os recursos do Cmap Tools e foi necessário explorá-lo durante muitas horas para ter uma boa base. No meu computador não tinha esta ferramenta e por isto baixei, instalei e gostei. Esta ferramenta auxilia na elaboração de mapas conceituais, facilitando a representação do conhecimento. Penso que fomos felizes no nosso mapa conceitual, pois o nosso trabalho é em grupo - Antônio, Ionara e Maristela e cada um tem um trabalho específico a ser realizado, é o que o mapa vai estar mostrando, por isso penso ser importante publicar aqui para a apreciação dos colegas do curso e todos os internautas que fizerem a visita neste blog. Se não formos coerentes às nossas idéias pelo menos tentamos, não desistimos e não desistiremos jamais, se não teremos que mudar de profissão, é como disse Albert Einsten: "A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu

MAPA CONCEITUAL -AFRICANIDADES

PROPOSTA DE AULA