Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2011

HIPERTEXTO

O Hipertexto pode ser comparado à uma teia de aranha. Para entendermos o que é um hipertexto , devemos procurar qual é a sua origem . Pelas leituras feitas percebi que hipertexto não é novo, as suas origens remontam aos anos cinquenta quando Vannevar Bush propôs uma máquina Memex, na qual poderia armazenar uma biblioteca de informação científica que poderia ser procurada, depois, de forma textual. Um conceito pode sugerir um outro e por aí adiante. O conceito de hipertexto tem claramente a ver com a ideia de associação.    Se você vê um objeto, você pode associar este objeto por associação a outras ideias armazenadas no cérebro. Portanto, o hipertexto funciona por analogia ou por associação de idéias como o pensamento humano.    Interessante saber no estudo sobre o hipertexto que no papel, o gênero de texto que mais se aparenta com o hipertexto seriam o dicionário e a enciclopédia, ou até a bíblia sagrada, porque são obras que disponham de um sistema elaborado de r

Blogs e Wikis

Após a leitura das páginas vejo por exemplo que os Blogs podem ser utilizados pelos alunos para publicarem páginas pessoais, como os tradicionais diários. Podem publicarem produções ou trabalhos feitos em cada disciplina, já os Wikis eles podem desenvolver Projetos de Aprendizagem, como já fiz este trabalho com os alunos do 5º ano da EMEF Erich Blosfeld, no endereço: (http://erichblosfeld.pbworks.com)em 2004, vi que foi muito gratificante, porque os alunos ficam muito envolvidos no processo de aprendizagem, cabe ressaltar que, este trabalho é desenvolvido em equipe e há um relacionamento fraterno e construtivo de conhecimento, porque os alunos ficam envolvidos durante o processo? porque os temas surgem a partir da curiosidade dos alunos e não dos professores, eles buscam respostas para as suas dúvidas. Nos blogs eles registram as dificuldades que enfrentam ao desenvolver os Projetos, mas tanto os Blogs como os Wikis permitem a interatividade, passando a ter este valor

7 Maravilhas do Mundo Moderno

Os estudantes da era digital!

Em relação ao Vídeo, eles nos fazem repensar da importância que temos em mudar à nossa prática, não podemos mais continuar com uma educação bancária e autoritária, por que os nossos alunos de fato são da era digital. Nós temos tecnologias na Escola e a maioria de nossos alunos em casa possuem tecnologias até mais envolventes. Eles  fazem parte destes ambientes colaborativos (blogs, wikis, e mails), muitas vezes sabem mais que alguns professores (as) que pararam no tempo, e de fato sabem e podem ajudar como temos experiência disto na Escola. Segundo o Vídeo 76% dos professores não usam as tecnologias. Não basta a Escola ter a tecnologia se não é usada para ensinar os alunos a pensar, analisar, avaliar, aplicar, usar www, contar histórias, os nossos alunos querem ser envolvidos, pois são aprendizes digitais. Como vamos preparar esta nova geração para o mercado do trabalho? Nós professores e gestores temos que ter o domínio de conhecimentos destes ambientes colaborativos: blogs, wikis,

DIFICULDADES NO CURSO!

A maior dificuldades no curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC até o momento é o tempo que temos que nos dispor em frente ao computador, mas já tenho algum conhecimento em Blogs, pbworks, slides show, google docs. Em relação a Tecnologia hoje na sociedade do conhecimento vejo que a tecnologia na educação tem um papel fundamental e conforme leituras no texto ela não se limita somente em computadores, internet. A tecnologia é mais do que isso, na escola trabalhamos diretamente com esta tecnologia e as vezes não percebemos como ela vem enriquecendo praticamente todas as atividades desenvolvida na sala e fora dela. Por exemplo: Em homenagens cívicas hoje já usamos o notebook e projetor de imagens com telão para ouvirmos, cantarmos e vermos com imagem o Hino Nacional, interpretando ao mesmo tempo a letra e vendo a riqueza do nosso país. Neste mesmo momento queiramos ou não estamos produzindo conhecimento. O que as tecnologias digitais nos trazem de especial é,